terça-feira, 29 de novembro de 2011

http://pt.wikipedia.org/wiki/InsetosPlanejamento de aula



ESCOLA MUNICIPAL AMELIA FREIRE GOMES
Planejando Atividade com Hipertexto

Atividade 2-6
Formador: Jorge
Componentes do gurpo
Valmi
Sirleia



Estrutura Curricular

Modalidade/Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Fundamental Linguagem Oral e Escrita Meio Ambiente
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelece.
Conhecer as relações de troca dos insetos com o meio ambiente e o homem.
Identificar o papel positivo dos insetos em nossas vidas.

Duração da atividades
As atividades serão divididas em cinco momentos com duração de uma semana de 45minutos aula.

Estratégias e recurso da aula
Ampliando conhecimentos sobre insetos;
1º momento:
Pesquisando sobre a importância dos insetos na vida do homem. O professor poderá iniciar a aula com alguns questionamentos como:
Vocês acham que os insetos são importantes para o homem?Qual a função deles para o meio ambiente?Após alguns questionamentos, os alunos vão dando suas respostas, o professor registra as ideias iniciais das crianças para que estas sejam reelaboradas ao final das pesquisas, com imagens e/ ou vídeos que mostrem o papel dos insetos no meio ambiente. Para que as crianças percebam que existem mutos produtos úteis e originados de uma produção direta dos insetos. Durante a pesquisa poderá ser vista alguns dos insetos que são uados na alimentação de pessoas como em alguns países,como o escorpião, baratas etc...
2º momento:
Entrevista com um especialista, o professor deve convidar um especialista que tenha conhecimentos com os insetos para dialogar, porém com os alunos antes da visita, o mesmo deverá dialogar com os estudantes e fazer algumas questões relacionados ao tema abordado e a importância na vida do homem. O professor deverá registrar todas abordagens com as crianças através de fotografias ou filmagens esse momento tão significativo com as crianças.

3º momento:
Registrando a visita com o especialista na roda, o professor irá discutir com as crianças as novas informações adquiridas durante a aula. Esses exercícios de interação entre as falas, ideias,permitem que cada criança participe, crie, construindo a parir disso novas ideias, para construir seu próprio texto. Após a escrita o professor deverá verificar a coerência das ideias e a ordem das informações. Em seguida solicitar que as crianças produzam desenhos que ilustrem as informações contidas no mesmo.

4ºmomento:
Socializando as informações
O professor deve encorajar as crianças a produzir um panfleto informativo utilizando o texto coletivo e as imagens produzidas no terceiro momento com a importância dos insetos na vida do homem.
5º momento:
Capacitar o aluno se ele aprendeu a diferenciar o meio ambiente na sociedade aonde ele vive.

Recursos Complementares
http://wwwebras.bio:br/ e meio Ambiente.introdução asp.
Gravuras
cartazes
Ferramenta de produtividade Kalour Paint

Avaliação
Com essa aula é possível avaliar se as crianças reconheceram a importância do meio ambiente em que vive, através da interação, da socialização e o interesses dos mesmos.


Um comentário: